Sistemas operacionais
01. Explique o que é uma página de memória.
No contexto dos sistemas operacionais, a paginação da memória do computador é um processo de virtualização da memória que consiste na subdivisão da memória física em pequenas partições (frames), para permitir uma utilização mais eficiente da mesma. As frames da memória física correspondem a páginas de memória virtual. A alocação de memória é requisitada por páginas, a menor unidade deste método. Cada página é mapeada numa frame de memória através de um processo que chama paginação.
02. Por que a falta de páginas deve ser evitada na execução dos programas?
As faltas de página, pela sua própria natureza, degradam a performance de um programa de computador ou sistema operacional. Abordagens de otimização que reduzem a ocorrência de faltas de página melhoram o desempenho do programa e mesmo do sistema por completo. Um esforço de otimização pode passar pela redução do uso total de memória e pela melhora da localidade da memória. Geralmente, se o total de memória física disponível for aumentado a ocorrência de faltas de páginas diminuirá.
03. Por que os sistemas operacionais usam um esquema chamado paging on demand?
As páginas dos processos são transferidas da memória secundária para a principal apenas quando são referenciadas. Este mecanismo é conveniente, na medida em que leva para a memória principal apenas as páginas realmente necessárias à execução do programa. Desse modo, é possível que partes do programa, como rotinas de tratamento de erros, nunca sejam carregadas para a memória.
04. Descreva passo a passo o que acontece após uma falta de página.
O sistema operacional escolhe uma moldura de página (memória física dividida em blocos de tamanho fixo) pouco usada e a salva em disco. Em seguida, carrega a página virtual referenciada pela instrução na moldura de página que foi liberada. Feito isso o sistema operacional pode reinicializar a instrução causadora da interrupção 05. Qual a