Sistemas operacionais
Fundamentos de Sistemas Operacionais é uma das disciplinas da ementa do curso de graduação da
UNIP que é reconhecida pelos alunos, professores e pelo mercado como o conhecimento fundamental para que aspirantes ou profissionais das áreas de tecnologia tenham a possibilidade de entender, analisar e recomendar a evolução dos sistemas operacionais, gerenciamento de processos, gerenciamento de memória (hierarquia de memória, modos de endereçamento, estruturas de controle, memória virtual), gerenciamento de arquivos e gerenciamento de entrada e saída.
Esta disciplina tem por objetivo geral fornecer os conceitos necessários para a compreensão do funcionamento dos sistemas operacionais. Compreender as funções do sistema operacional dentro de um sistema computacional. Despertar uma visão crítica sobre os requisitos de confiabilidade, segurança e desempenho envolvidos no sistema operacional.
Como objetivos específicos, busca-se fornecer conhecimentos teóricos sobre políticas, estruturas e técnicas de operação de sistemas computacionais. Capacitar o aluno na avaliação e determinação de sistemas operacionais em aplicações específicas visando aos requisitos de funcionalidade e aplicabilidade prática. Compreender as necessidades e os mecanismos utilizados pelo sistema operacional para prover segurança para o sistema computacional.
INTRODUÇÃO
Desde sua invenção até os dias atuais, os computadores são dispositivos que vêm ajudando o homem a conseguir ultrapassar o que até então pareciam barreiras impossíveis de serem superadas fora dos filmes de ficção científica. Certamente, na época que nossos avôs estavam no colégio – e as máquinas de telégrafo e de escrever eram os dispositivos tecnológicos mais evoluídos –, se alguém afirmasse que seria possível que nós tivéssemos a condição de conversar com amigos localizados em diferentes países, ou que seria possível, por meio da computação, prever a meteorologia e identificar biometricamente a