Sistemas operacionais
1- Por que os sistemas de arquivos de nível único são inadequados para a maioria dos sistemas?
É inadequado porque somente um diretório começa ser notado, quando vários usuários diferentes utilizam o mesmo nome para seus arquivos. Esse problema começa a ser resolvido quando utilizamos o sistema de diretórios de dois níveis.
2- Um Sistema Operacional simples suporta somente um diretório, mas permite que este tenha muitos arquivos com tamanhos arbitrários de nomes. Esse sistema poderia ser utilizado para simular um sistema hierárquico de arquivos? Como isso seria feito?
O Sistema com um diretório sofre o problema de conflito de nomes, uma solução seria usar nomes de arquivos que simulem caminho absoluto, e até mesmo de usuário. Ex: Thiago/Documentos/listadecompras.txt
Deise/Documentos/listadecompras.txt
3- Compare a implementação de alocação de arquivos por meio de blocos contíguos de disco, utilizando o método de alocação por listas encadeadas e relacionando as vantagens e as desvantagens.
Vantagens e Desvantagens :É impossível alocação contigua de memória que não desperdice espaço. Imagine que a memória é dividida em blocos fixos bem pequenos (como ela realmente é) por questão de exemplo vou dividi-la em blocos de 2MB tamanho da memória 100MB, e você quer gravar arquivos de forma contigua nela, entra um arquivo de 5MB na memória... ela vai ocupar 3 blocos, devido não ter como se ocupar meio bloco... Imagine que ela está 80% lotada e é apagado um arquivo lá do meio da memória que ocupa uns 20% dela, imagina se o arquivo não pudesse ser fragmentado e gravar aonde desse, um arquivo que ocupa 30% da memória não poderia ser alocado nesse cenário, devido aos arquivos serem contíguos e poderem ocupar só aqueles 20% que restava antes daquele arquivo ser apagado. E tradicionalmente o arquivo contiguo apresenta a vantagem do acesso a ele ser muito facilitado, tudo que ele precisa está a volta dele, por isso o