Sistemas Operacionais e Arquitetura
Atualmente com a globalização e as transformações que vem ocorrendo no cenário mundial, nos âmbitos, social, econômico, técnico e organizacional, as empresas vêm buscando meios, e utilizando de estratégias para se tornarem mais competitivas e se manterem no mercado. É necessário que as empresas invistam em tecnologia e sistema de informação, pois estes fazem com que as organizações se tornem ágeis e cada vez mais eficazes, e eficientes, a informação transformou-se fundamental em qualquer organização. (www.aedb.br) A TI, baseada nos computadores, está proporcionando nova infra-estrutura para as várias atividades, de vital importância para a vida organizacional. (www.scielo.br) Na minha concepção a tecnologia de hardware assim como toda a tecnologia de informação vem acompanhada com o crescimento tecnológico global, sendo necessário uni-los para um melhor desenvolvimento e crescimento das organizações.
O que é Inteligência Competitiva?
No meu entendimento a Inteligência Competitiva é uma análise e estudo dos concorrentes e do mercado com o objetivo de melhorar e/ou traçar metas para o futuro da empresa. Com isso auxiliando os tomadores de decisão da empresa a definir ações a serem realizadas para o desenvolvimento da organização.
A empresa tem que fazer a análise externa e interna e descobrir o seu ponto fraco e forte e também do concorrente. A base da Inteligência Competitiva é obter informações e utilizá-la de forma adequada para produzir um diferencial estratégico.
Descreva a cinco etapas propostas na metodologia de implantação do sistema de inteligência competitiva.
Ameaça de novos entrantes: A entrada de novos concorrentes em um mercado gera novas condições, o desejo de ganhar market share e freqüentemente, recursos adicionais. Preços podem ser reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado