Sistemas operacionais - sistemas de arquivos
Sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido.
Funcionamento dos Sistemas de Arquivos e Logs
O disco rígido possui vários discos dentro dele. Cada face de cada disco é dividida em círculos concêntricos chamados cilindros ou trilhas, em cada trilha temos um determinado número de setores. É claro que toda essa estrutura é invisível, pois é feita magneticamente. O sistema operacional enxerga apenas uma longa lista de endereços, chamados de clusters ou blocos. Quando o sistema precisa de um determinado arquivo, ele não se preocupa em tentar descobrir em qual trilha e setor ele está armazenado. Ele apenas envia o endereço do bloco que deve ser lido e a controladora se encarrega do restante.
Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma organizada, é necessário que o HD seja previamente formatado.
Em primeiro lugar temos a formatação física, na qual os discos são divididos em trilhas, setores e cilindros e são gravadas as marcações servo, que permitem que a placa lógica posicione corretamente as cabeças de leitura.
Em seguida, temos a formatação lógica, que adiciona as estruturas utilizadas pelo sistema operacional. Ao contrário da formatação física, ela é feita via software e pode ser refeita quantas vezes você quiser. O único problema é que ao reformatar o HD, você perde o acesso aos dados armazenados, embora ainda seja possível recupera-los usando as ferramentas apropriadas.
Log do Sistema
O sistema de arquivo de Log contém os eventos que são registrados pelos sistemas operacionais componentes. Estes eventos são muitas vezes pré-determinado pelo próprio sistema operativo. Arquivos de log sistema pode conter informações sobre alterações de dispositivos, drivers de dispositivos, mudanças de sistemas, eventos operações e muito mais.
Tipos de Sistemas de Arquivos
Há diferentes sistemas de arquivos para diferentes tipos de Sistemas