Controle social
O homem naturalmente vive em grupos, ou seja, em sociedade e com isso é de se esperar que haja conflitos e desentendimento entre si, para evitar isso o homem vem buscar o intuito de trazer o equilíbrio na sociedade, assim, o direito que não existe por si só vem a aparecer com um grande instrumento de organização da sociedade chamado controle social. Na Sociologia a expressão controle social constitui um tema central. Que vem a ser um conjunto de dispositivos sociais, fazendo o uso das leis, usos, costumes, instituições e sacões, com objetivo de preservar a sociedade estabelecendo ordem. Em um conceito operacional na sociedade para que o individuo se comporte de acordo com os valores sociais para uma boa convivência, de forma que esse mecanismo controle a sociedade sobre o Estado, ou seja, apresentando duas formas de abordagem, com influência e domínio coletivo sobre o individual.
2. CONTROLE SOCIAL
2.1. FORMAS
Na sociedade o controle social esta em volta das mais variadas formas e situações com o objetivo de adequar o comportamento do individuo de acordo com os padrões da sociedade. Apresentando três classificações típicas:
2.1.1. CONTROLE POSITIVO E NEGATIVO
O controle positivo usado com a intenção de incentivar e gratificar (sanções positivas) o individuo, como mecanismo de instrução de um bom comportamento, por exemplo, um funcionário de uma empresa que vem se destacando, como incentivo ganhara comissão e ficando de exemplo para os outros funcionários(gratificação), campanhas advertindo o perigo do consumo de tabaco(persuasão) e os comunicados que o governo faz através dos meios de comunicação orientando a sobre a dengue (orientação). Já de outra maneira, o controle negativo atua, fazendo com que os indivíduos se afastem de comportamentos considerados negativos, usando um mecanismo de proibição, ou seja, aplicando sanções, por exemplo, em uma empresa um funcionário