Sistemas Operacionais Lista 3 Ex1
a. Escalonamento por loteria
R: Este tipo de escalonamento é baseado em distribuir tokens (fichas) , numerados aos processos, e quando esse token é sorteado o processo ganha acesso à CPU, processos considerados importantes obtém tokens extras, processos cooperativos podem trocar tokens entre si, o sistema de sorteio é aleatório, o processo que tem mais tokens tem mais chance de ganhar recurso à CPU.
Uma vantagem que pode ser citada é que, em teoria, será uma escolha justa, selecionando por sorteio o processo a ser executado, sendo que aqueles que tiverem mais tokens(os de maior importância) tem maiores chances de ser executado.
A desvantagem é que nem sempre o de maior importância será executado primeiro, podendo um processo inferior ter “sorte”, e ser sorteado antes dos outros.
b. Escalonamento por fração justa (fair-share) .
R: Se existirem dois usuários usando a máquina os dois terão a mesma quantidade de processamento da CPU independente do número de processos que cada usuário tenha, exemplo: Temos dois usuários conectados a uma máquina, um executando 9 processos e outro executando 1 processo, não é justo que o primeiro obtenha 90% da CPU.
O dono do processo é levado em conta;
Se um usuário A possui mais processos que um usuário B, o usuário A terá prioridade no uso da CPU;
c. Escalonamento garantido
R: Escalonamento garantido, se houverem n usuários conectados em mesma máquina, cada um deles receberá 1/n tempo de acesso à CPU, da mesma forma que se houver n processos cada um deles receberá 1/n tempo de acesso à CPU.
Se acontecer de um processo utilizar menos tempo de execução do que poderia, sua prioridade de execução é aumentada. Se outro processo utilizou mais do que deveria, sua prioridade é diminuida.
d. Escalonamento por menor tempo de execução restante (SRT)
R: O escalonamento por menor tempo de execução restante (SRT) funciona de forma semelhante ao