Sistemas operacionais - linux
O
L I N U X
Histórico:
S.O. Criado Torvalds; pelo estudante finlandês Linus
Baseado no MINIX, ANDREW TANEMBAUM;
sistema
tipo
UNIX
criado
por
Era um projeto monolítico em vez de micronúcleo, com o sistema operacional todo no núcleo;
Cresceu rapidamente e evoluiu clone UNIX de produção; para um completo
Primeira versão liberada em 1991 (0.01) -> 9300 de C e 950 linhas de Assembly;
Software Livre, pode ser copiado de endereços da Internet (Ex: www.kernel.org)
vários
Licença do LINUX:
O Kernel Linux é distribuído em conformidade com a GPL (Licença Pública Geral) do projeto GNU. Não é um software de domínio público, no entanto, é um software livre.
Principais implicações dos termos de licença são que qualquer um que utilize o LINUX ou crie seu próprio derivativo não pode tornar o produto derivado proprietário (tem que disponibilizar o código fonte)
Camadas em um Sistema LINUX:
O SO LINUX pode ser considerado um tipo de pirâmide como a da figura abaixo:
Base: Hardware (CPU, Memória, discos, terminais e dispositivos.
Núcleo: Executando diretamente sobre o hardware, faz o seu controle e fornece uma interface de chamadas de sistema para todos os programas.
Usuário: Bibliotecas padrão -> Definem um conjunto padrão de funções por meio das quais as aplicações podem interagir com o kernel, e que implementam grande parte da funcionalidade do SO que não necessita dos privilégios totais do código do kernel. Programas Utilitários padrão -> São programas que realizam tarefas de gerência à parte e especializadas (shell, compiladores, etc).
Estrutura básica de um Kernel LINUX
O Kernel Linux é Monolítico, ou seja, todas as suas funções são realizadas no espaço do próprio Kernel, em um único bloco com todas as funcionalidades básicas carregadas na memória. Grande vantagem -> muitas funções podem ser compiladas e executadas como módulos que podem ser carregados e descarregados