SISTEMA OPERACIONAL LINUX
Debian Gnu/Linux
História
O SURGIMENTO DO PROJETO GNU
Richard Stallman criou a FREE SOFTWER FOUDATION com a proposta para que todas as pessoas pudessem ter acesso a softwares livre com o direito de olhar o código fonte modificar e distribuir. Através da Free Software Foudation foi criado o PROJETO GNU que idealizava a criação de software completamente livre.
Esse sistema operacional poderia ser compativel com o UNIX mas não poderia usar nenhuma parte do código fonte do UNIX, já que era fechado. O nome Gnu foi escolhido porque além do significado do mamífero era um acrônimo recursivo de “GNU is not UNIX”(em português “GNU não é UNIX”)
A partir de 1984, liderados por Richard um grupo de programadores começaram a desenvolver as principais peças de um sistema e aplicativos diversos. Em 1991 o sistema estava quase pronto, mas ainda faltava a parte mais importante o núcleo ou kernel, eles concentraram seus esforços num kernel chamado HURD
Linus Torvalds explorando o MINIX que era um sistema operacional limitado por ter fins didáticos, despertou a idéia de criar um novo sistema operacional mais completo baseado no UNIX utilizando as diretrizes do POSIX observado no MINIX. Em 1991, disponibilizou na rede a primeira versão do kernel criado por ele, Linus queria que todos os programadores que quisessem se envolver no projeto auxiliassem-no na sua criação.
Essa comunidade quis homenagea-lo dando o nome o nome ao Kernel de LINUX (que é a contratação de Linus e Unix sistema em que o Linux foi baseado).
Mas o Linux ainda era apenas kernel e precisava de todo o restante dos programas para funcionar como um SO completo, por coincidência, faltava exatamente o que foi produzido no Projeto Gnu. O Linux atingiu um nível de desenvolvimento que nenhum kernel criado pela Free Software Foudation havia alcançado suportava todas as peças do sistema operacional Gnu.
Numa dedução óbvia, foi ai que se pensou em juntar os dois GNU e LINUX. Assim