Sistemas operacionais - aberto e fechado
AUTOR
SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS E FECHADOS: proposta de S.O. para uma Lan-house
SÃO PAULO
2013
Sumário Introdução 3 Sistemas Operacionais Abertos 4 Sistemas Operacionais Fechados 4 Proposta 5 Negócio Lan-House 5 Windows 7 - Professional 5 Vantagens: 5 Bibliografia 8
Introdução
O trabalho irá abordar o que são Sistemas Operacionais Abertos e Fechados, mostrando as diferenças que cada um deles tem e suas qualidades. Também vamos expor a proposta do melhor Sistema Operacional a ser utilizado em uma Lan-House, e dizer as vantagens do sistema para este negócio.
Sistemas Operacionais Abertos
Sistemas operacionais abertos são aqueles que o seu código fonte pode ser modificado, basicamente o seu núcleo, kernel, pode ser alterado. Geralmente as pessoas modificam o kernel para obter um melhor desempenho, ele pode ser compilado para a arquitetura do processador, para suportar o chipset da placa mãe, você pode usar um "framebuffer" específico para sua placa de vídeo e etc.
Existem muitos sistemas abertos como o Linux, o Ubuntu e o Fedora, por exemplo. Tem pessoas que utilizam esses sistemas em seus computadores pessoais, mas também encontramos em aplicações corporativas como em servidores, terminais de lojas ou em centros de estudos. Uma das razões para isso é que, além de poder ser modificado é um sistema seguro e de baixo custo de implementação.
Sistema ser aberto não quer dizer que é gratuito, tão somente é aberto o seu código fonte como citado acima. Um exemplo é o Linux ele é gratuito (freeware), pois não há custos para adquirir o software, mas também é aberto, pois o seu código fonte podem ser alterado.
Sistemas Operacionais Fechados
Sistemas Operacionais Fechados são aqueles protegidos por patentes e cujo código fonte não pode ser alterado, é possível alterar configurações simples pré-definidas no kernel. São sistemas de fácil manuseio, já vem com fácil manuseio o que facilita a vida de