Sistemas Operacioanais Funcões
Conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistemas operacional controlar o acesso ao disco rígido. Existem diversos tipos de sistemas de arquivos. Consiste em duas partes distintas: Uma coleção de arquivos, cada um deles armazenando dados relacionados; e uma estrutura de diretórios que organiza e fornece informação sobre todos os arquivos de sistemas.
Defina trilha, setor e cluster.
Trilha: Linha impressa sobre a superfície dos discos de armazenamento magnético ou óptico. Um disco pode apresentar uma trilha de forma espiral no centro do disco para borda ou uma série de trilhas concêntricas de borda para o centro.
Setor: É uma marca lógica que segmenta uma trilha. Em trilhas espirais, todos os setores possuem tamanhos iguais e estão dispostos um seguido ao outro. Em trilhas concêntricas, estão distribuídos em segmentos marcados do centro para a borda, como fatias de pizza. É a menor unidade de endereçamento do disco.
Cluster: Segmento de armazenagem de um dispositivo. Este segmento é determinado de forma simples; quais áreas cartesianas do disco podem ser acessadas sem mover o mecanismo de leitura. É a menor unidade de armazenamento do disco.
O que é pasta ou diretório?
Uma pasta, ou diretório, é muito semelhante a uma pasta de escritório. É utilizada para se agrupar vários arquivos. Cada pasta é identificada por um nome. Ela pode conter arquivos ou outras pastas, e assim sucessivamente. Uma pasta dentro de uma pasta são chamadas de subpastas ou subdiretórios.
Qual a função dos atributos de um arquivo?
Armazenar o nome simbólico do arquivo; um rótulo único, usualmente um número que identifica o arquivo dentro do sistema de arquivos; o tipo de arquivo; a posição; tamanho, proteção e outras informações.
Descreva 05 serviços oferecidos, atualmente, pelo sistema de arquivos do Windows.
Renomear, excluir, movem, copiar, recortar,