Sistemas microprocessados
1
Linguagem de programação do MicroC 8051
Microcontrolador
Onde os microcontroladadores estão em nosso dia-a-dia?
Pinagem do Microprocessador
Assembly
Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos.
Assembly representa as mnemónicas dos conjuntos de instruções – Exemplo: MOV A, #00h – INC DPTR
Assembler
Assembler é o compilador, cuja entrada é um arquivo com código fonte em assembly e a saída arquivo binário do código máquina do assembly. Montador. Este é o programa que transforma o código escrito na linguagem Assembly em linguagem de máquina, substituindo as instruções, variáveis pelos códigos binários e endereços de memória correspondentes. Os compiladores de várias linguagens de alto nível fazem a compilação dos programas em duas etapas, na primeira transformando o código fonte em código Assembly e em seguida gerando o binário com a ajuda de um Assembler.
Linguagem Assembly
• O programa que é executado pelo 8051 está localizado na memória de programa. • O microcontrolador executa o código Máquina (não executa o Assembly) • A linguagem Assembly está muito próxima da linguagem Máquina. • O conjunto de instruções do microcontrolador é especificado em assembly • As tabelas das instruções assembly incluem também o código máquina.
Seqüência de Execução
Processos para gerar o executável
Exemplo de programa
Arquivo gerado pelo Assembler
Arquivo gerado pelo Assembler (.LST)
Arquivo gerado pelo Assembler (.HEX)
Ambiente Gráfico de Programação em assembly Apoo
Um programa em execução
Obrigado!