Olhar
De
Sociologia
"Olhar Sociológico"
E.E Profª Maria Cristina Schmidt Miranda
Serie: 1ºB Data: 06/03
O Olhar – Introdução
O estudo sobre o Olhar é matéria subjetiva, do ato de pensar, sentir, se indignar ou se admirar. O estudo do Olhar está mais condicionado à vida, às experiências, aos modos de ser e às opiniões próprias. Ele requer esforço no sentido de indicar nossa impressão pessoal, por meio de comparação entre as outras coisas que já olhamos antes, e exige muitas vezes certa abstração das coisas reais, aguçando nossa imaginação para acharmos respostas que não seriam passíveis de análise através de processos lógicos ou conceitos pré-existentes.
Ver é algo estritamente físico, é apenas a matéria (luz) que incide sobre as coisas materiais externas e chega às nossas retinas tornando possível um processo biológico que nos permite captar apenas cores, formas, ou sombras, imagens. Olhar é se ater ás coisas que estão além daquilo que está se vendo. O olhar é um processo mais sutil que está ligado à interpretação que fazemos do mundo, dos fatos e das pessoas, questionando sem cessar os fatos impostos como verdadeiros escondidos ou mitificados pela sociedade à cerca daquilo que olhamos.
O olhar receptivo é o olhar sem intencionalidade, só recebe estímulos luminosos involuntariamente e não tem objetivo de perceber com pensamento, apenas com a sensação física. O olhar ativo se move à procura de alguma coisa tentando distinguir, conhecer ou reconhecer, medir, definir, caracterizar, interpretar e pensar. É um olhar impulsionado pela curiosidade humana e visa o entendimento.
Um mundo diferente da realidade se impõe ao Olhar, e essa sociedade em que vivemos não nos permite olhar além daquilo que é conveniente a ela por questões de dinheiro e de poder. Para exemplificar, a indústria apresenta nos meios de comunicação ininterruptamente produtos que nos fazem crer que são de extrema necessidade. Para isso, o uso da imagem,