Sistemas informação
Redes de comunicação
Preparação para segundo teste. 1. O que vem a ser protocolo orientado a conexão? Quais suas características?
Trata-se dos protocolos que operam um controle de transmissão dos dados durante uma comunicação estabelecida entre duas máquinas. Em tal esquema, a máquina receptora envia avisos de recepção aquando da comunicação, assim a máquina emissora é fiadora da validade dos dados que envia. Os dados são assim enviados sob a forma de fluxo. 2. O que vem a ser protocolo não orientado a conexão? Quais suas características?
Trata-se de um modo de comunicação no qual a máquina emissora envia dados sem prevenir a máquina receptora, e a máquina receptora recebe os dados sem avisos de recepção à primeira. Os dados são assim enviados sob a forma de blocos (datagramas). 3. No modelo TCP/IP podemos observar dois importantes protocolos na camada de transporte. Quais são eles e qual suas funções?
São os protocolos TCP e o UDP. O primeiro é orientado à conexão e o segundo é não orientado à conexão .
O TCP fornece um stream de bytes confiável, garantindo assim que os dados cheguem não danificados e em ordem. Ele tenta medir o quão carregada a rede está e desacelera sua taxa de envio para evitar sobrecarga.
O UDP é um protocolo de "melhor esforço" ou "não confiável". Ele não verifica se os pacotes alcançaram seu destino, e não dá qualquer garantia que eles irão chegar na ordem. 4. Seja o endereço IP de um host de uma determinada rede 172.18.70.130 com máscara 255.255.192.0, qual é o ip de base de rede e de broadcast pertencente a sub-rede deste host? 5. Uma organização obteve o número de rede 187.32.16.0/24 e ela precisa definir 6 subredes. A maior sub-rede precisa suportar 25 hosts. Identifique todos os endereços de Broadcast. 6. Dada a rede classe C 192.168.20.0 sub-divida a rede em 8 blocos de ip utilizando máscara de sub-rede. Dê para cada sub-rede o ip de base e de broadcast além da máscara.