Sistemas industrializados
TEORIA DAS ESTRUTURAS Amanda Nascimento
Nathália Zerbini
Sara Costa Sena
Introdução
STEEL FRAMING WOOD FRAMING STEEL DECK CONCRETO PRÉ-MOLDADO PUJOL-BARCONS PAINÉIS
Conclusão
Os sistemas industrializados contam com materiais versáteis e adaptáveis, como o aço, a madeira e o concreto. Com uso de técnicas avançadas, vantagens econômicas e ambientais, está cada vez mais tendencioso utilizar essas novas tecnologias. Assim, o mercado da construção civil se moderniza e gera competitividade. Dentro do nosso trabalho, será apresentados sistemas construtivos industrializados, ou pré-fabricados.
Considerando uma evolução do Wood Frame, o Light Steel Frame é um sistema construtivo racional e industrial.
Formam estruturas capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e nas de corte, transmitir as cargas até a fundação.
Desenho esquemático do Sistema Steel Framing
Estrutura: perfis de aço galvanizado que, além de estruturas, podem formar vigas, tesouras, escadas, entre outras. Fechamento externo: placas de OSB ou placas cimentícias. Fechamento interno: placas de Drywall. Isolamento termoacústico: lã de vidro ou lã de rocha.
Por seus componentes serem industrializados, seguem padrões rigorosos de qualidade e permitem reproduzir com precisão o projeto construtivo.
Apesar de ter valor de mercado mais alto que o sistema convencional, o custobenefício o transforma em um sistema econômico.
Não agridem o ambiente, já que evita o desperdício e perda de material, além de ter o aço como um dos materiais mais reciclados do mundo. Maior organização, canteiro de obras limpo e livre de entulhos. Simplicidade: operações simples, dispensando equipamentos e transportes pesados.
Versatilidade: aceita vários projetos arquitetônicos, adaptando-se a qualquer revestimento e acabamento.
Manutenção simples e