Sistemas Industrializados: Wood Frame
Sistemas Industrializados
ACADÊMICOS:
BRUNA AMORIM
CAMILA VIER
JOSÉ ALEXANDRE VARELA
YOHANA CRISTINA WALTRICK
Definição
O Wood frame consiste num sistema construtivo industrializado, durável, estruturado em perfis madeira reflorestada tratada, formando painéis de pisos, paredes e telhado que são combinados e/ou revestidos com outros materiais, com a finalidade de aumentar os confortos térmico e acústico, além de proteger a edificação das intempéries e também contra o fogo.
Composição
O Wood frame consiste em um “sanduíche” de materiais: madeira (responsável pela estrutura), lã de vidro (isolamento térmico e acústico) e uma película especial, que controla a umidade e o vapor.
1- Drywall
2- Osb
3- Lã de Vidro
4- Perfil de Pinus
5- Osb
6- Manta de
Impermeabilização
7- Placa Cimenticia
O sistema Wood Frame permite a construção de casas de até cinco pavimentos com total controle dos gastos. A madeira é utilizada, neste caso, principalmente como estrutura interna de paredes e pisos, proporcionando uma estrutura leve e de rápida execução.
Histórico
O sistema de construção de casas de madeira em wood frame tem sido pesquisado nos EUA desde 1910. Nessa época, alguns documentos foram publicados pelo FPL para orientar proprietários de imóveis e também os construtores interessados na utilização deste sistema.
Porém, com a necessidade de reunir documentos, até então isolados, numa única publicação, o FPL publicou em 1955 (edição revisada em 1989) o primeiro manual completo de construção (Handbook), nº 73, intitulado FOREST PRODUCTS LABORATORY: Wood Frame House Construction (1989).
Este manual rapidamente se popularizou entre instituições educacionais, profissionais da construção madeireira e também outros interessados no assunto e, desde então, tem sido cada vez mais utilizado. O manual apresenta os princípios para a construção de casas de madeira em wood frame, com procedimento de construção passo a passo,