Sistemas Hidraulicos
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR
DE MOVIMENTOS VERTICAIS COM
ATUAÇÃO PNEUMÁTICA
Allan Nogueira de Albuquerque1,
Marco Antonio Meggiolaro2.
1
Aluno de Graduação do curso de Engenharia Mecânica da PUC-Rio.
Eng. Mecânico, Ph.D., Professor Assistente do Departamento de Engenharia Mecânica da
PUC-Rio.
2
RESUMO
Neste projeto, foram desenvolvidos dois simuladores de movimentos com atuação pneumática, uma Plataforma Stewart e um Simulador Vertical (4-Post Rig). A primeira consiste em duas placas hexagonais, uma fixa (base) e uma móvel (topo), acopladas por seis cilindros pneumáticos por meio de juntas universais. A segunda consiste em quatro cilindros fixos com suas hastes terminadas em uma base para o apoio das rodas de um veículo em escala. O projeto das plataformas de simulação foi feito usando o programa SolidWorks.
Neste, foram realizados desenhos tridimensionais de cada componente e então, estes foram encaixados em ambiente virtual. O principal requisito levado em consideração no projeto foi o tamanho, que deveria ser compatível com os veículos em escala a serem testados. Uma vez com o projeto definido, foram especificados e comprados os componentes necessários para a montagem dos sistemas. Além dos elementos de construção (material da base, topo, juntas, cilindros, válvulas e outros componentes), também foram especificados os elementos do sistema de
processamento
de
dados.
Este
sistema
conta
com
as
placas
de
aquisição/processamento de dados e o programa LabView, ambos da National Instruments.
Para alimentar o sistema também foi especificado um compressor de ar.
Construídas as plataformas, foram implementados modelos matemáticos no MatLab, para realizar simulações do comportamento do sistema e então, compará-los com os resultados obtidos nas bancadas em um teste experimental. Também foi usada a ferramenta de simulações do SolidWorks, o CosmosMotion, para realizar estas comparações.
SUMÁRIO
1
Introdução