Sistemas globais de reservas (CRS)
Índice
SISTEMA GLOBAIS DE RESERVAS 3
1) O que são os sistemas globais de reserva? 3
2) Qual a sua função na indústria das viagens e alojamento? 4
3) Papel na cadeia de distribuição turística 5
4) Vantagens e Desvantagens 6
4.1) Vantagens 6
4.2)Desvantagens 7
5) Exemplos de atuais CRS 8
6) Outros 12
7) Bibliografia: 16
1) O que são os sistemas globais de reserva? Os sistemas globais de reserva são sistemas informáticos que armazenam e distribuem informações sobre um hotel, resort ou outras instalações de alojamento.
Os CRS1 estão disponíveis exclusivamente para empresas representativas de hoteis, hotéis próprios e provedores de CRS. Existe uma constante comparação entre os sistemas de distribuição e os sistemas de reserva, mas têm ambos funções distintas.Enquanto os CRS se encontram mais próximos da oferta, os GDS encontram-se mais próximos da procura e a sua função específica consiste na distribuição telemática de produtos turísticos comercializáveis mediante o acesso aos CRS dos hoteleiros, companhias aéreas, etc.
Antigamente os sistemas globais de distribuição (GDS2) começaram como sistemas de reservas mas rápidamente se desenvolveram. É o caso de: Sabre, Amadeus, Galileo, entre outros. Até 1982 os CRS eram usados apenas para reservar lugares de avião. A partir desse ano, passaram a desenvolver-se em dois parâmetros:
Extensão da oferta disponível a várias entidades: hotéis, viaturas, cruzeiros, etc.
Internacionalização da sua implantação.
2) Qual a sua função na indústria das viagens e alojamento? Os CRS ,sendo uma base de dados, permite a uma organização gerir o seu inventário e torná-lo acessível aos parceiros do canal de distribuição.
A função básica de um CRS “é permitir que os intermediários, principalmente agentes de viagens, obtenham a informação relevante para os seus clientes e façam reservas diretamente dos seus terminais, sem a necessidade de