Sistemas Fotovoltaicos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL E
CURSOS
DE ARQUITETURA
ARQUI
E URBANISMO
ENERGIA FOTOVOLTAICA
Gustavo Pretto Marin
Vinícius Camini
Taise Regina Bertotti
Mário Henrique Schossler
Lajeado, Abril de 2015
1. ENERGIA FOTOVOLTAICA
Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado
“efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício. Para fazer isto, são utilizadas células solares formadas por duas camadas de materiais semicondutores, uma positiva e outra negativa. Ao atingir a célula, os fótons da luz excitam os elétrons, gerando eletricidade. Quanto maior a intensidade do sol, maior o fluxo de eletricidade. A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias.
2. SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
Existem diversos tipos de sistemas fotovoltaicos que podem ser divididos em:
1)
Conectados à rede – Este é o tipo mais popular de instalações PV, normalmente
sobre o telhado de casas e escritórios, e no qual é necessário a presença de um inversor, para transformar a energia em corrente contínua para corrente alternada. A energia gerada pelos painéis é entregue a rede elétrica convencional.
2)
Isolados – Instalado em áreas de difícil acesso a rede elétrica, normalmente
zonas rurais, neste caso a energia fotovoltaica é a única fonte de eletricidade e é necessário algum armazenamento, como baterias. Tais sistemas podem ser de geração apenas para uma residência ou pode ser instalado em mini-redes para atender uma pequena comunidade.
3)
Híbridos – a geração fotovoltaica funciona em conjunto com outros, como
geradores eólicos ou diesel. Considerados mais complexos, tais sistemas exigem um controle capaz de integrar as diferentes formas de geração de energia. Estes