Material de Apoio Avalia o
UNICARIOCA
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Atualização de Conhecimentos Pedagógicos
MATERIAL DE APOIO
AVALIAÇÃO
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA
Curso de Extensão Universitária - Atualização de Conhecimentos Pedagógicos
Avaliação
O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUAS CONCEPÇÕES
PEDAGÓGICAS
O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como: fazer provas, fazer exames, atribuir nota, repetir ou passar de ano. Essa associação, tão frequente em nossas escolas, é resultante de uma concepção pedagógica arcaica, mas tradicionalmente dominante. Nela, a educação é concebida como mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como um ser passivo e receptivo. Em consequência, a avaliação se restringe a medir a quantidade de informações retidas. Nessa abordagem, em que educar se confunde com informar, a avaliação assume um caráter seletivo e competitivo.
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação é concebida como vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista os desenvolvimentos motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na sucessão de experiências vivenciadas, os conteúdos são instrumentos utilizados para ativar e mobilizar os esquemas mentais operatórios de assimilação. Nessa abordagem, o educando é um ser ativo e dinâmico que participa da construção de seu próprio conhecimento.
Dentro dessa visão, em que educar é formar e aprender é construir o próprio saber, a avaliação assume dimensão mais abrangente. Ela não se reduz apenas a atribuir notas. Sua conotação se amplia e se desloca, no sentido de verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem. Tais objetivos se traduzem em mudanças e aquisição de comportamentos motores, cognitivos, afetivos, sociais. Se o ato de ensinar e aprender consiste em tentar realizar esses objetivos, o ato de avaliar