SISTEMAS – Estruturas Organizacionais
Níveis de influência da Estrutura Organizacional:
Estratégico: O compreendem os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral
Gerencial: É o nível utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos, também chamados de nível tático.
Operacional: É o nível administrativo mais baixo de todos. É o mais íntimo da organização e constitui a base inferior do organograma. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão operacional. Recebe o nome de supervisão de primeira linha, pois tem contato direto com a execução ou operação, que é realizada pelos funcionários não-administrativos e operários que se incubem da realização das tarefas e atividades rotineiras do dia-a-dia da organização.
De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático eoperacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
Cada um desse níveis apresenta uma função especifica, mas trabalham em coordenação entre si.
Estrutura Organizacional:
A estrutura deve ser criada de acordo com os objetivos e as estratégias da empresa estabelecidos.
A organização da empresa e definida com ordenação agrupamento de atividades e recursos, visando alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
-Planejamento: Representam o estabelecimento de objetivos e resultados esperados e dos meios mais adequados para se alcançar estas metas.
-Tático: E o que representa a orientação e coordenação e motivação e liderança das atividades e recursos, visando alcançar os objetivos e resultados esperados.
-Controle: Representa o acompanhamento e a avaliação dos