Sistemas economicos
Podemos citar alguns elementos básicos desse sistema que são:
Estoque de recursos produtivos, ou seja recursos humanos, o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia.
Complexo de produção que são constituídos pelas empresas.
Instituições politicas, jurídicas, econômicas sociais, que constituem a base da organização da sociedade.
A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e pra quem produzir. E quando aplicada cada vez mais envolve pessoas e decisões sociais, como os campos religiosos, industriais, saúde, educação e politica.
Podemos associar dois distintos sistemas econômicos o Capitalismo e o Socialismo que historicamente vem se associando a esse tipo de negocio.
No século XIX até os tempos de hoje o sistema capitalista passou por grandes mudanças o qual aparecia muito bem estruturado com industriais e banqueiras centralizando as decisões econômicas e politicas. Nesse processo o capitalismo é frequente as crises que provoca falência, desemprego e a inflação em boa parte do mundo.
O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias visando à obtenção de lucros.
Já no Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de