Finaças
2 Acompanhamento de Gastos
3 Estudo de opções de financiamento
4 Planos de aposentadoria
5 Referências
6 Ver também
Objetivo[editar código-fonte]
A disciplina de Finanças Pessoais tem como principal objetivo ajudar as famílias a fazer um uso adequado do seu dinheiro, permitindo a satisfação das necessidades da família de acordo com as suas prioridades.
Acompanhamento de Gastos[editar código-fonte]
Uma das principais valências da disciplina de Finanças Pessoais é ajudar a família a acompanhar e controlar os seus gastos financeiros, com recurso a uma ferramenta indispensável no mundo empresarial, o Orçamento.
O Orçamento Familiar não é mais do que uma planificação dos rendimentos que uma família obtém - sejam salários, prémios, abonos ou subsídios, rendimentos de capital, entre outros – e do destino que lhes dá – despesas, poupanças ou investimentos – num determinado período de tempo 1 .
A construção rigorosa de um orçamento permite determinar se as contas estão deficitárias ou superavitária, podendo as suas valências ser resumidas em (1) Identificação da sua situação atual, (2) Identificação de padrões de consumo e de poupança, (3) Identificação de despesas passíveis de eliminação (4) Planeamento do consumo nos meses seguintes e (5) Definição de objetivos de poupança 2
A forma mais tradicional de acompanhamento de gastos é a anotação em papel de todos os eventos. É um bom hábito também associar cada evento a uma descrição para relembrar no futuro. Outra boa prática é associar os eventos a categorias. A consolidação dos eventos permite a identificação das categorias que estão consumindo maior quantidade de dinheiro, e que muito provavelmente requer uma ação de controle.
Atualmente, existem softwares destinados ao controle de gastos de um indivíduo ou de uma família, com o objetivo de permitir o controle financeiro para evitar o endividamento, a qualidade das despesas e planejar o futuro. Podem ser desde uma simples planilha