Sistemas Distribuidos
INSTITUTO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMA DISTRIBUÍDO BASEADO EM WEB
Setembro/2013
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 3
2. ARQUITETURA 3
2.1 CLIENTE E SERVIDOR 3
2.2 ARQUITETURA MULTICAMADAS 4
3. DOCUMENTOS WEB 4
3.1 HTML 4
3.2 XML 5
3.3 TABELA DE MIME 5
4. PROCESSOS 6
4.1 CLIENTES WEB 6
4.2 PROXY 6
4.3 SERVIDORES WEB 6
4.4 CLUSTER DE SERVIDORES WEB 7
4.5 FRONT-END 7
4.6 DNS 7
5. COMUNICAÇÃO 7
5.1 PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTO 8
5.2 PROTOCOLO SIMPLES DE ACESSO A OBJETO 9
6. NOMEAÇÃO 10
7. CONCLUSÃO 10
8. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
A World Wide Web pode ser vista como um grande sistema distribuído, com milhões de clientes e servidores que permitem acesso à uma grande variedade de documentos interligados.
Os servidores mantem coleções de documentos que podem ser acessados por clientes em qualquer parte do mundo e provêm uma interface fácil e amigável para o acesso à estes documentos.
Os documentos são transferidos para os clientes e apresentados na tela de forma tão transparente, que para um usuário não há diferença entre um documento armazenado localmente e um em qualquer outra parte do mundo.
2. ARQUITETURA
2.1 CLIENTE E SERVIDOR
Muitos sistemas distribuídos baseado na Web possuem arquitetura cliente e servidor que é relativamente simples. “É uma arquitetura onde o processamento da informação é dividido em módulos ou processo distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (Servidor), enquanto que o outro é responsável pela obtenção dos dados (Cliente). BATTISTI, (2001, pag. 38)”.
A estrutura básica é constituída por uma rede de computadores interligados que atua como um servidor, que o oferece algum tipo de serviço web para os clientes.
Servidores são maquinas mais robustos, com alto processamento de informação, que é necessário para atender aos pedidos dos clientes, que