sistemas distribuidos
A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares. Que tem como objetivo garantir que a estrutura especificada atenda as demandas atuais, assim como a futuras necessidades. Ex: Peer-To-Peer e Modelo Clienta-Servidor.
2) Quais as características necessárias em um “software distribuído’?
Concorrência Onde a execução de tarefas é feita em paralelo
Ambiente que seja independente de Tempo (Assincrono)
Independência de componentes
3) Cite 3 situações que validam a utilização de “sistemas distribuídos”.
Sistema de uma cadeia de lojas
Troca de Mensagens, em programas de mensagens instantâneas
Sistemas de reserva de passagens aéreas
4) Defina “RMI”
O RMI (Remote Method Invocation) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em Java. É uma das abordagens da plataforma Java para prover as funcionalidades de uma plataforma de objetos distribuídos.
5) O que é “RPC”? e qual à sua relação com “RMI”.
Chamada remota de procedimento é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar um procedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador, conectado por uma rede). RMI é uma API de Java que faz o RPC, chamada de métodos remotamente.
6) Por que devemos separar um software em camadas?
Porque o desenvolvimento em camadas melhora na modularização, aumenta a facilidade de redistribuição, os clientes ficam mais leves, há uma economia de licenças de acesso ao banco de dados, há economia de conexões no servidor, melhora a escalabilidade e a independência de localização, de linguagem de programação e de sistema gerenciador de banco de dados.