sistemas distribuidos
Arquitetura de um Sistema Distribuído
Um grande e poderoso exemplo da capacidade dos sistemas distribuídos é a Internet. Através de um protocolo de comunicação relativamente simples, é possível realizar trocas de arquivos com música, vídeo e demais tipos de dados com computadores localizados em várias partes do planeta. Considerando que os sistemas distribuídos são compostos por várias fontes de processamento, armazenamento e transmissão de dados; os recursos referentes ao hardware necessário para possibilitar tal capacidade de processamento e propagação dos dados pelos sistemas distribuídos podem ser organizados de formas totalmente diferentes entre si.
Desta forma, as aplicações capazes de operarem em sistemas distribuídos então sempre em freqüente expansão e em desenvolvimento constante. Representando uma atrativa área de atuação para o profissional que deseja trabalhar com aplicações ligadas a esse ramo da informática. Com o objetivo de sempre alcançar o mais alto nível possível de eficiência e de segurança na operação e no trânsito das informações e dados pelos sistemas distribuídos, os profissionais que desenvolve aplicações voltadas para esse tipo de operação estão sempre sendo disputados e requisitados por empresas espalhadas por todo o território nacional e até mesmo no exterior.
Portanto, como em todas as áreas do mercado de trabalho, capacitação, competência e qualificação constante são os segredos para o profissional especializado em