Sistemas Digitais
Sistemas Digitais e Microcontroladores
INTRODUÇÃO Este relatório refere-se aos diversos passos desenvolvidos para resolver um problema, sobre Gates e funções. O problema em questão referia-se a uma fábrica de jogos com um tapete rotativo, que transportava peças de xadrez. Nessa fábrica pretendia-se separar algumas peças para posterior empacotamento. Aí havia um sistema automático de identificação de peças. Esse sistema fornecia, em bits, informação sobre a peça (tipo e cor) presente, em cada momento, no ponto da linha onde estava instalado. O bit mais significativo desse código designava a cor da peça; os restantes três bits codificavam o tipo de peça. A estrutura de código, admitindo os bits no formato B3 B2 B1 B0, era a seguinte:
Bit B3=
Bits B2B1B0=
O código anterior seria utilizado para controlar e ativar um cilindro pneumático, que retirava a peça do tapete, atirando-a para um recipiente. O referido cilindro seria acionado quando recebia o valor high (1), da função lógica que o controlava. Ao ser acionado, o cilindro acendia um LED verde e na sua posição normal acendia um LED vermelho. Era pedido que se obtivesse a expressão da função lógica, necessária para controlar o tapete, se o objectivo fosse separar as torres brancas, bispos brancos e peões de qualquer cor. A função devia ser expressa na sua forma simplificada como uma soma de produtos.
Para resolver o problema recorremos a tabelas de verdade, digramas de Karnaugh e desenho de circuitos lógicos, que posteriormente foram implementados numa breadboard.
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Depois de lido e analisado o problema procedeu-se à elaboração da tabela de verdade, que se transcreve de seguida.
B3
B2
B1
B0
F
0
0
0
0
0
0
0
0
1
0
0
0
1
0
0
0
0
1
1
0
0
1
0
0
0
0
1
0
1
1
0
1
1
0
X
0
1
1
1
X
1
0
0
0
0
1
0
0
1
0
1
0
1
0
1
1
0
1