Sistemas de produção e etapas do planejamento
Produção
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
A gestão das empresas consiste em otimizar o uso de seus recursos (materiais, financeiros, mercadológicos, administrativos, humanos, intelectuais e sociais) de forma a oferecer um resultado cada vez melhor à sociedade. Para a gestão das empresas, o princípio essencial é o processo administrativo, composto pelas áreas de planejamento, organização, liderança e controle.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
PLANEJAR, estabelecendo objetivos de desempenho e decidindo como alcançá-los. ORGANIZAR as tarefas, pessoas e outros recursos para o trabalho. LIDERAR, inspirando as pessoas para trabalhar e atingir alto desempenho. CONTROLAR, medindo o desempenho e tomando providências para assegurar os resultados desejados.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO Planejamento: Os três níves
Estratégico: compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
Tático: é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998) O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. Operacional: o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento: Os três níves
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento: Os três níves
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Um sistema de produção visa produzir bens ou serviços para atender os consumidores e faz isso através de um processo de transformação.
As decisões sobre a gestão dos sistemas de produção devem considerar as