Sistemas de informação
JavaScript é a linguagem de script da web.É usado em milhares de milhões de páginas da Web para adicionar funcionalidade, validar formulários, comunicar com o servidor, e muito mais.
Esta é uma linguagem de script baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-262[2] e ISO/IEC 16262 e é atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.
O Código JavaScript fica entre o e o .
Ficaremos com a seguinte estrutura:
Exemplo:
alert("Minha primeira mensagem!")
Outro exemplo básico, manipulação de variável :
a = 2 b = 9 c = a + b
alert(c)
Algoritmos
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns.
Tipos de algoritmos
Existem diversos tipos de algoritmos. Dentre eles, podemos citar: pseudocódigo, descrição narrativa, fluxograma e diagrama de Chapin.
O pseudocódigo utiliza linguagem estruturada e se assemelha, na forma, a um programa inscrito na linguagem de programação pascal é também chamado de português estruturado.
A descrição narrativa utiliza linguagem