Sistemas de informação
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO
As primeiras aplicações de SI procuravam reduzir custos e oferecer processamento mais eficiente para aplicações contábeis e financeiras. Com o crescimento das novas tecnologias e aplicações, a ênfase passou à utilização de SI para proporcionar vantagem competitiva.
Fatores que levam as empresas a buscar vantagem competitiva
Michael Porter sugerir o modelo das 5 forças: rivalidade entre concorrentes, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos e serviços substitutos, o poder de barganha dos compradores e o poder de barganha dos fornecedores.
Rivalidade entre concorrentes. As empresas competitivas se caracterizam por custos fixos elevados para entrar ou sair do mercado, baixos níveis de diferenciação de produtos e muitos concorrentes.
Ameaça de novos entrantes. Este é o caso quando os custos de entrar ou sair do negócio são baixos e a tecnologia necessária para dar início e manter a empresa é pequena ou está facilmente disponível.
Ameaça de produtos e serviços substitutos. Quanto mais clientes forem capazes de obter produtos e serviços similares que atendam às suas necessidades, mais as empresas tentarão estabelecer uma vantagem competitiva.
Poder de barganha de compradores e fornecedores. Grandes compradores tendem a exercer influência significativa em uma empresa. Essa influência pode ser reduzida se os compradores não forem capazes de utilizar a ameaça de comprar em outro lugar para pressionar a empresa.
Planejamento Estratégico para a Vantagem Competitiva
Considerando essas 5 forças competitivas, Porter propôs três estratégias gerais para se conseguir vantagem competitiva: alterar a estrutura da indústria, criar novos produtos e serviços e aperfeiçoar as linhas e serviços de produtos.
Alteração da estrutura da indústria. Essa alteração pode ser conseguida obtendo-se mais poder sobre os fornecedores e clientes. Alguns fabricantes de automóveis insistem em