Estágio pedagogia
Orientações Gerais - 2013
Educação Infantil
Ensino Fundamental 1º e 2º ano
Este informativo visa a orientar sobre aspectos que podem ser úteis para a adaptação do seu (sua) filho (a) no ambiente escolar. O início das aulas requer um tempo de adaptação. Surgem expectativas, dúvidas e preocupações. O que podemos fazer para que esse período seja mais fácil?
Educação Infantil – Colégio Agostiniano São José
Em que consiste o período de adaptação escolar?
Consiste em uma fase nova, especialmente para as crianças que nunca frequentaram a escola, por isso, é um momento gerador de ansiedade, insegurança, alegria (entre outros sentimentos) que variam de grau, a depender de cada criança e de seu ambiente familiar.
Assim, a duração do período de adaptação escolar é singular a cada criança e aos pais.
Compete à escola: compreender o que ocorre no desenvolvimento da criança, principalmente daquela que está vindo à escola pela 1ª vez: Quem é essa criança? Como se sentem os pais dessa criança? Talvez possam estar ansiosos ou até inseguros. Em virtude de esse período variar muito de criança para criança, elas serão acompanhadas pela equipe pedagógica (tutor, coordenadora pedagógica, orientadora educacional, estagiárias e professora assistente) de forma sistemática, a fim de que se intervenha da maneira mais adequada, não existindo, portanto, um único caminho a ser seguido. Os professores terão a tarefa de acolher a criança de tal forma que ela reconheça que, apesar de estar com pessoas diferentes das de seu lar, pode sentir-se segura, num ambiente harmonioso com outras crianças de sua idade, por um período do dia. É de suma importância que, no decorrer do período, ela perceba que haverá o momento de voltar para casa, de encontrar as pessoas queridas.
Compete aos pais: para que o período de adaptação aconteça sem problemas, os pais devem estar certos de que levar seu filho à escola será bom para o desenvolvimento cognitivo,