Segurança eletronica no brasil
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ
SIDNEI MARQUES
A SEGURANÇA ELETRÔNICA NO BRASIL
MAUÁ/SÃO PAULO
2012
HERMES RIBEIRO
A SEGURANÇA ELETRÔNICA NO BRASIL
Monografia apresentada à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios.
Orientador: Prof(a). Andrea.
MAUÁ/SÃO PAULO
2012
Titulo:
A segurança eletrônica no Brasil
Introdução
O mercado da segurança eletrônica no Brasil segundo dados da reportagem folha UOL (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/918450-seguranca-eletronica-movimenta-us-2-bilhoes-no-brasil.shtml) movimenta US$ 2 bilhões anuais.
Segundo dados da ABESE (associação brasileira das empresas de sistemas eletrônicos) o seguimento está aquecido e, depois de avançar 12% em 2010 US$1,6 bilhões deve manter trajetória de crescimento.
Dados da ABESE apresenta crescimento da segurança eletrônica proporcional à evolução da tecnologia da informação, tanto em segurança doméstica e corporativa quanto na esfera pública, e a tendência de crescimento desse mercado deve ser ampliada principalmente com a aproximação da copa do mundo que será realizada no Brasil em 2014 e das olimpíadas.
Só em São Paulo hoje existem 1 milhão de câmeras instaladas,cerca de uma câmera para cada 10 habitantes e a expectativa é de uma câmera para 5 habitantes nos próximos anos.
Além de gravar imagens em HD (hard disk) as câmeras estão cada vez mais inteligentes, podem servir tanto como sensores de presença que através de um software captura as imagens e as enviam para um e-mail ou até mesmo para um smartphone pré-configurado.
Todo esse aparato tecnológico não impede a ação do criminoso, apenas o inibe, o que existe é um circuito fechado de TV onde todos os eventos (fotos e vídeos) ficam registrados seja em HD, servidor de e-mail, smartphone e em alguns casos servidores FTP.
O que compete aos proprietários desses sistemas é entregar todos os