Sistemas de informação
Capital de terceiros versus capital próprio: Diz respeito ao endividamento da empresa, pois se o capital de terceiros for maior que o capital próprio quer dizer que voce deve mais do que você possui, o interessante é equilibrar esse capital para não complicar o andamento da empresa.
Balanço patrimonial quer dizer equilíbrio dos dois lados, o Ativo e o Passivo onde o Ativo deve ser sempre igual ao Passivo+ Patrimônio liquido. O lado do ativo demonstra as aplicações e recursos que se originam do Passivo e do Capital Social e Patrimônio Liquido.
O balanço é composto de um cabeçalho que serve para informar alguns dados como por exemplo : Denominação da Empresa, Título e a Data de encerramento. Também possui o corpo onde é separado em 2 colunas a da esquerda o ativo e da direita o passivo e o PL.
No balanço tem algumas informações que são importantes ser agrupadas para mais fácil interpretação, por exemplo dinheiro disponível mo caixa, estoque , títulos a receber são agrupados no Ativo Circulante, é algo que circula mais rápido na empresa. Geralmente as empresas usam 12 meses que seria o exercício atual e o próximo exercício que seria o Ativo não circulante que são as contas a receber que estão em um prazo mais longo geralmente no ano seguinte, resumindo dinheiro a longo prazo. Investimentos , bens Imobilizados e bens intangíveis da empresa fazem parte dessa divisão
Também possuem os bens imóveis e máquinas que caracterizam o patrimônio da empresa podem ser vendidos porem não se caracteriza nem como um ativo circulante nem não circulante.
No passivo existem as contas que serão pagas num prazo maior que são chamadas de não circulantes como por exemplo financiamentos. As contas pagas num período curto os salários dos funcionários por exemplo é chamado de passivo Circulante e também o Patrimônio liquido que são contas que não serão pagas é o próprio capital dos investidores, o capital social.
Diferido: era um grupo de contas de aplicações que