Sistemas de informação
ADMINISTRAÇÃO
ALBERTINA VENANCIO
GLAZIÉLA HONORATO MENDONÇA
SEBASTIÃO ALBINO
BI
BUSINESS INTELLIGENCE
GRAVATAL
2012
ALBERTINA VENANCIO
GLAZIÉLA HONORATO MENDONÇA
SEBASTIÃO ALBINO
BI
BUSINESS INTELLIGENCE
GRAVATAL
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar de forma teórica e com uma linguagem de fácil entendimento o que vem a ser o BI e como aplica-lo, permitindo-se assim que o leitor consiga compreender a importância desta ferramenta no ambiente corporativo.
BUSINESS INTELLIGENCE
História
Uma referência anterior a inteligência, mas não relacionada aos negócios, ocorreu em Sun Tzu - A Arte da Guerra. Sun Tzu fala em seu livro que para suceder na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota. Uma certa escola traça paralelos entre as disputas nos negócios com as guerras: * coleta de informações; * discernimento de testes padrão e o significado dos dados (gerando informação); * respondendo à informação resultante.
A história do Business Intelligence que conhecemos hoje, começa na década de 70, quando alguns produtos de BI foram disponibilizados para os analistas de negócio. O grande problema era que esses produtos exigiam intensa e exaustiva programação, não disponibilizavam informação em tempo hábil nem de forma flexível, e além de tudo tinham alto custo de implantação.
Surgimento do BI
O termo Business intelligence (BI), surgiu na década de 80 no Gartner Group com os primeiros Executivos de Sistemas de Informações (Executive Infomation System “EIS”) que extraiam informações de grandes bases de dados (DATAWHEREHOUSE, DATA MART) e transferiam para gráficos de fácil compreensão.
“A maior ameaça das empresas da atualidade é o desconhecimento. O Business Intelligence se empenha em eliminar as dúvidas e