Sistemas de informação
ARMAZENAMENTO DE DADOS
Nome: Christian Fernando Costa
TIPOS DE ARMAZENAMENTO
Mídia de armazenamento secundárias e dispositivos existem em quatro categorias principais; magnética, óptica, magneto-óptica, e de estado sólido.
Armazenamento Magnético.
Se você alguma vez jogou com dois imãs, você sabe que quando segurou extremidade com extremidade, eles se atraem um ao outro. Quando um deles é invertido então, eles se repelem um ao outro. Isto é causado por uma diferença em polaridade. Polaridades opostas se atraem, e polaridades idênticas se repelem. Dispositivos de armazenamento magnéticos usam estes dois estados magnéticos para registrar dados em um disco ou fita.
Quando um disco gira ou uma fita se move, sinais elétricos nas cabeças read/write do drive mudam a polaridade de partículas magnéticas minúsculas na superfície magnética da mídia para registrar 0s e 1s. Quando você recobra um arquivo, o efeito é invertido. A polaridade da mídia induz uma corrente elétrica imediatamente abaixo da cabeça de read/write na cabeça de read/write que é transmitida ao computador na forma de 0s e 1s.
Armazenamento Óptico.
Armazenamento óptico usa um laser para queimar covas pequenas e escuras na superfície de um disco. No caso de CDs, CD-ROM, e discos de DVD, são criadas as pits (covas) quando a superfície do disco é forçada em um molde. As covas são escuras e os lugares sem covas (chamado de lands), permaneça brilhante e liso. Um dispositivo de playback pode ler este revezamento de manchas escuras e claras como sendo 0s e 1s. Com o giros do disco no drive, um feixe fino de luz laser é enfocada na superfície do disco. A quantia de luz que é refletida de volta é determinada por se o raio lazer enfocou em um pit ou um land. Pits refletem menos luz que as Lands brilhantes e um dispositivo chamado de photodetector mede a quantia de luz refletida e circuitos convertem sua leitura em um 0