Sistemas de Informação
Data warehouse é um depósito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
O data warehouse serve para recolher informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam.
Para além de manter um histórico de informações, o Data Warehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.
Vantagens e desvantagens do data warehouse
Algumas das principais vantagens do data warehouse são:
Inconsistências são identificadas e solucionadas antes dos dados serem carregados, o que facilita a execução da análise e de relatórios;
Contribuem para o processo de tomar decisões, através de relatórios de tendências, de exceção e relatórios que revelam os objetivos versus desempenho real.
O data warehouse também tem algumas desvantagens, entre as quais:
Não são uma solução adequada para dados não-estruturados;
Podem ter custos elevados e podem ficar ultrapassados com alguma rapidez.
Data warehouse e Business intelligence
Business intelligence (inteligência empresarial em português), é o processo de recolha e tratamento de informações que apoiam a gestão de um negócio.
Normalmente, as várias vertentes de business intelligence utilizam informação recolhida em um data warehouse. Apesar disso, nem todos os data warehouses são usados no contexto de business intelligence, porque nem todos as aplicações de business intelligence exigem um data warehouse
OLAP
OLAP (Online Analytical Processing - Processo Analítico em Tempo Real), é uma das ferramentas mais usadas para a exploração de