sistemas de informação
Um Sistema de Informação (SI) é uma entidade sócio-técnica cujo elemento principal é a informação. Tem como objetivo armazenar, processar e fornecer informações de modo a apoiar as funções ou processos de uma organização e torná-las acessíveis e úteis aos utilizadores.
Ao contrário do que muitos pensam um SI não é composto apenas por tecnologia, este é algo muito maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos que são executados fora das máquinas.
Geralmente, um SI é composto por um subsistema social e de um subsistema automatizado.
1. Subsistema social (as pessoas, processos, informações e documentos);
2. Subsistema automatizado (máquinas, computadores, redes de comunicação). Estes interligam os elementos dos dois subsistemas.
Isto implica que as pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, consequentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.
Actividades mais importantes do gestor de sistemas de informação
De uma forma geral, a função do gestor é conhecer a visão global do sistema de informação e cuidar para que os sistemas instalados sempre estejam alinhados com os objetivos da empresa. É o gestor do SI quem faz a conexão entre a administração da empresa e o pessoal do suporte e desenvolvimento de sistemas.
Gerir sistemas de informação implica, entre outras coisas:
Webgrafia http://paginas.ucpel.tche.br/~loh/sist-inf.htm http://sistemasinformacao.com/geral/definicao-de-sistema-de-informacao/ http://jalvesnicacio.wordpress.com/2009/09/13/o-que-faz-um-gestor-de-sistemas-de-informacao/ http://www.computerworld.com.pt/media/2011/02/estudosPortalTSI-gestorSI.pdf
Trabalho de grupo: Renato Nunes João Mota Hugo Silva