Sistemas de informação
Usabilidade
Facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa especifica e importante. Tornar o uso de um sistema ou site fácil.
Usabilidade na Web
* Se o cliente não encontra o produto ele não vai comprar; * Todos os concorrentes estão a um clique;
Acessibilidade
Incluir o uso de um sistema por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
7 – Regras
* Clareza na arquitetura de informação; Deixar claro o objetivo * Facilidade de navegação; Necessidade * Simplicidade; chegar fácil ao objetivo da busca * Relevância do conteúdo; atualização do conteúdo do site para despertar o interesse sempre. Não fugir do foco. * Manter a consistência; Engessar o sistema para evitar gambiarras e erros que não possam ser contornadas na frente. * Tempo suportável; Relação do tempo para carregar uma informação, tem que ser rápido * Foco no usuário; Atenção ao usuário, facilitar a interatividade. Facilitar visualmente com botões coloridos para facilitar a navegação e evitar o erro.
Analise Heurística
É um método rápido e barato para analisar a usabilidade de um site (NIELSEN, 2005) 1- Visibilidade os Status do Sistema; Mostrar o que o sistema esta executando no tempo de espera para o retorno. (Retorno / Feedback) 2- Compatibilidade com o mundo real; Linguagem padrão que todos possam entender. 3- Controle do usuário e liberdade; Fazer com que o usuário tenha o controle sobre a operação, caso queira sair da plicação, cancelar, ou cadastrar algo. Que não fique dependente de algo. 4- Consistência e padrões; Manter um padrão de linguagem ou comunicação. 5- Prevenção de erros; Evitar que o usuário erre. 6- Reconhecimento ao invés de lembrança; Não obrigar o usuário a ter que lembrar como executar tal tarefa, criar um link de ajuda ou ser auto instrutivo. 7- Flexibilidade e eficiência de uso; Facilitar a navegação 8-