Historia da educaçao no brasil
Max afirmava que as relações entre os homens são relações de oposição,antagonismo e exploração. Karl Marx doutor em filosofia,redator de uma gazeta liberal ,escreveu com Engels O manifesto do partido comunista, e também escreveu mais obras na qual de maior destaque foram : A ideologia alemã,Miséria da filosofia,Para a crítica da economia política,A luta de classes em França,O capital.
O método positivista expôs ao pensamento humano a ideia de que uma sociedade é mais do que a soma de indivíduos,que há normas,instituições e valores estabelecidos que constituem o social.
As ideias liberais consideravam os homens ,por natureza,iguais política e juridicamente.Liberdade e justiça eram direitos inalienáveis de todo cidadão.Marx,por sua vez,proclama a inexistência de tal igualdade natural e observa que o liberalismo vê os homens como átomos,como estivessem livres das evidentes desigualdades estabelecidas pela sociedade.
O capitalismo vê a força de trabalho como mercadoria ,mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer.Enquanto os produtos ,ao serem usados,simplesmente se desgastam ou desaparecem,o uso da força de trabalho significa,ao contrário,criação de valor.
Visualiza-se,portanto,que uma coisa é o valor da força de trabalho,isto é,o salário,e outra é o quanto esse trabalho rende ao capitalista.Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia.
A essas diferenças econômicas e sociais segue-se uma diferença na distribuição de poder.Diante da alienação do operariado,as classes economicamente dominantes desenvolveram formas de dominação políticas que lhes permitem apropriar-se do aparato do poder do estado e ,com ele,legitimar seus interesses sob a forma de leis e planos econômicos e políticos.
As classes sociais não