Sistemas de informação
Integração: sistemas diferentes servem a uma variedade de funções, mas a conexão de diferentes níveis organizacionais pode ser difícil e dispendiosa. – Ampliação do escopo da filosofia de administração: fazer com que todos trabalhem colaborativamente. – Grandes investimentos em sistemas e o longo tempo de desenvolvimento exigem que sejam orientados por objetivos comuns.
Sistemas de informação, por que utilizar? Os sistemas de informação podem: - melhorar o fluxo de informações na organização. – Integrar todos os departamentos da mesma. – Permitir uma melhor aquisição dos dados internos e externos. – Permitir o melhor uso desses dados. Uso de sistemas de informação = melhoria na saúde da organização.
O maior objetivo de um SI é permitir que através de uma melhor utilização dos dados, de cenários e filtros apropriados, possam ser definidas as informações que possuam maior relevância para o processamento organizacional. Ou seja, permite detectar informações com maior relevância. Mercado dinâmico – necessidade de agilidade de respostas – respostas ágeis devem ser baseadas em dados de qualidade. A obtenção de lucro nas empresas de hoje pode ser obtida pela aplicação de um processo cíclico que permita transformar a avalanche diária de dados em “Conhecimento e Negócio”
Empresas e Sistemas de Informação – Empresa deve ser vista como um sistema de informação que transforme dados em informações e informações em conhecimento. Neste cenário uma empresa se torna um grande exemplo de gestão participativa, sendo dinâmica e integrada.
Profissional de Sistemas de informação: deve estar apto a administrar os relacionamentos das três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico: Organização (Infra-estrutura), pessoas e tecnologias.
Processos gerencias e