Sistemas de informação e tecnologia da informação
Sistema de Informação e Tecnologia da Informação.
A necessidade de racionalizar a informação advém de que "as organizações têm de confrontar a incerteza e os eventos desordenados provenientes tanto do interior como do exterior e contudo providenciar um esquema conceitual claro, operacional e bem definido para os participantes" (Daft e Lengel, 1984).
As aplicações das tecnologias da informação e de seus recursos geram grande expectativa quanto ao seu uso estratégico para que efetivamente possibilitem alternativas para suportar os negócios das organizações, sem que impactem o orçamento da empresa.
Houve uma época em que a informática era um privilégio para poucos, os equipamentos eram muito caros, havia pouca disponibilidade de mão-de-obra e sua instalação exigia grandes investimentos em infra-estrutura. Mas os Sistemas de Informação sempre existiram, de uma maneira ou outra, os dados eram processados e transformados em informações, ainda que de uma forma muito mais trabalhosa.
Os Sistemas de Informação não dependem de informática ou tecnologia para serem elaborados; eles dependem de conhecimentos administrativos e operacionais.
Existe diferença entre “sistemas de informação” e “tecnologia da informação”. A primeira está relacionada como a informação é adquirida e trabalhada dentro da organização, a outra está relacionada aos recursos tecnológicos utilizados para conseguir e trabalhar esta informação e como estes recursos conseguem agilizar este processo.
“O sucesso da tecnologia da informação não está somente relacionado ao uso eficiente de hardware, software ou de metodologias de programação, mas ao uso efetivo da tecnologia da informação no alinhamento entre a tecnologia da informação e estratégias empresariais”. (Prof. Herminio Kloch, Caderno de Estudos Sistemas de Informação, pg 69, 2007).
O termo “Tecnologia da Informação” serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais, tais