Sistemas de informação e infraestrutura
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da infraestrutura de tecnologia da informação - TI como um dos principais instrumentos na formação de novos conceitos de gestão.
Com a rápida evolução tecnológica, faz-se necessário implantar novas tecnologias de informação nestas instituições e transformar a infraestrutura existente, com o apoio de uma base de conhecimento que permita a efetiva utilização das tecnologias disponibilizadas.
I - SISTEMA DE INFORMAÇÃO
▪ Definição
É um conjunto de elementos interdependentes (subsistemas), logicamente associados, para que de sua interação sejam geradas informações necessárias á tomada de decisões. Seu objetivo é, portanto, gerar informações para a tomada de decisões. Assim sendo, o sistema de informação deve ser elaborado de modo que as informações por ele propiciadas tenham as características ideias.
▪ Características ideais de uma informação
Para que uma gerência possa tomar decisões seguras a partir de uma informação precisa ser:
a) Clara – apresentar o fato com clareza, não o mascarando entre fatos e acessórios.
b) Precisa – a informação deve ser de um alto padrão de precisão e nunca mais apresentar termos como: “por volta de ...”, “cerca de ...”, “mais ou menos ...”
c) Rápida – chegar ao ponto de decisão em tempo hábil para que surta efeito na referida decisão. Uma informação pode ser muito clara e precisa, mas, que se chegar atrasada ao momento da decisão, já perdeu sua razão de ser.
d) Dirigida – a quem tenha necessidade dela e que irá decidir com base nessa informação.
Concluímos, portanto, que um sistema de informação deve dar qualidades às informações empresariais, bem como filtrá-las por níveis de decisão, ou seja, subdividi-las em níveis, de