sistemas de informacao
Campus Universitário de Rondonópolis
Departamento de Sistemas de Informação
Curso: Sistemas de Informação
TRABALHO DE CONTABILIDADE
Anderson dos Reis Biudes Villar
Prof.º Ramon
Rondonópolis-MT
Introdução Mercadorias são os bens que uma empresa adquiri, ou uma industria produz como estoque para poder revender, e assim chamadas de “bens de venda”. Para que possamos registrar as Operações com Mercadorias, devemos então utilizar as contas Compras e Vendas (Método da Conta Desdobrada). De acordo com as Normas Contábeis existem dois métodos a serem utilizados no registro das Operações com Mercadorias, que são:
Conta Desdobrada – consiste em desdobrar a conta de mercadorias em quantas forem necessárias para que se possa contabilizar cada tipo de fato que envolva as operações com mercadorias.
Conta Mista – consiste na utilização de uma só conta para poder ser chamada de Estoque de Mercadorias (Estoque Inicial e Estoque Final). Independentemente do método utilizado pela empresa ela poderá adotar um dos seguintes sistemas:
Inventário Permanente: a empresa controla de maneira rotineira o Estoque de Mercadorias, a cada compra feita, o custo da respectiva compra será acrescido do Estoque, a cada venda efetuada, o custo da venda é diminuído do estoque.
Inventário Periódico: acontece quando a empresa efetua uma venda sem um controle do estoque, deixando assim de registrar o custo das Mercadorias Vendidas naquele momento, portanto o valor do estoque somente será conhecido no final do período, após uma contagem física de todas as mercadorias existentes (inventário).
Operações com Mercadorias
Custo da Mercadoria Vendida (CMV) É o custo da mercadoria que foi vendida no período. Para que se possa calcular o CMV (custo da mercadoria vendida) não é preciso se ter o preço de venda. Para que a empresa possa analisar o CMV, apenas soma-se o