Sistemas De Gest O Ambiental
Sistemas de Gestão Ambiental
Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) se caracterizam por serem sistemas de organização empresarial, os quais dão maior importância à sustentabilidade. Esses sistemas têm como finalidade usar de maneira racional os recursos naturais, assim como as energias renováveis e as não renováveis. De acordo como é definida pela Resolução Conama nº 306/2002,
"Condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação do sistema de gestão ambiental". Além disso, o SGA utiliza de técnicas de recuperação de áreas degradadas, de métodos para exploração sustentável, de métodos que visão a manutenção da biodiversidade, do tratamento e reutilização da água e outros recursos dentro do processo produtivo, do treinamento dos funcionários, da adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos, de técnicas de reflorestamento e ainda do estudo de riscos e impactos ambientais para a análise de ampliação de atividades produtivas e, claro, novos empreendimentos. Desta forma percebemos que empresas possuidoras de tal sistema, acabam por conseguir reduzir seus custos (evitando eventuais desperdícios de matérias-primas, de recursos escassos e mais dispendiosos), melhorando suas relações comerciais, consequentemente.
Historicamente os SGAs deram seu pontapé inicial quando, em 1972, houve a primeira conferência relacionada ao meio ambiente e o ser humano, Conferência de Estocolmo. Essa conferência teve como maior objetivo estabelecer regras e estratégias com o propósito de reacender a consciência social sobre a questão do equilíbrio entre as necessidades do homem e o meio ambiente, de tal forma que não comprometesse as gerações futuras. Outro pontapé ocorreu no ano de 1978, quando houve a criação do “Anjo Azul”, um selo ecológico o qual tinha como função rotular produtos considerados ambientalmente corretos.