Teoria Organizacional
Este trabalho tem como objetivo, apresentar o estudo da evolução da teoria administrativa: a abordagem Weberiana, teoria burocrática. Essa abordagem, considerando os aspectos históricos tratados, tomam como base administrativa suas organizações políticas. O estudo da administração é um desdobramento da história das transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas, necessidades que o homem tem em sua natureza que precisam ser satisfeitas através de esforços organizados.
O objetivo proposto neste trabalho, portanto, é para aperfeiçoar e desenvolver nossos estudos e para tornar os aspectos mais importantes da teoria da administração.
As organizações contemporâneas são complexas e dinâmicas. O administrador das organizações deve ser flexível e basear-se na realidade da situação. Devem adaptar-se não somente às necessidades atuais, mas também as mudanças, ao crescimento e ao planejamento futuro.
2. Desenvolvimento
O conceito burocracia foi empregado de várias maneiras, o termo é usado para descrever e criticar qualquer situação em que há rígida aplicação de regras ou procedimentos, operações lentas, redundância de esforço, domínio de poder, entre outros, não obstante a real forma de organização adotada pela instituição envolvida.
Segundo Chiavenato (1995), o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si mesmo. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário. A burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
Max