Sistemas de Apoio a Operações e Sistemas de Apoio Operacional
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TI
Cláudio Francisco Lima.
RGM: 14324156
Sistemas de apoio a operações e sistemas de apoio operacional.
São Paulo
2014.
Exemplos de Aplicação Sistemas de Apoio a Operações e Sistemas de Apoio Gerencial.
Sistemas de Apoio a Operações:
- Sistema de Processamento de Transações (SPT)
Exemplo 1: o sistema de contas a pagar faz a contabilização automática e cadastramento de fornecedores com classificação contábil. Integra-se à Tesouraria para as liquidações diárias e permite o gerenciamento, através de relatórios, das despesas a liquidar.
Fornecedores: Os contratos com os diversos fornecedores podem ser cadastrados e previamente classificados contabilmente, em três módulos distintos:
Competência: Todos os lançamentos que serão efetivados na contabilidade, no dia em que a Nota Fiscal do Fornecedor chegar na empresa.
Liquidação: No dia da liquidação, as baixas de controles contábeis que serão executadas e os lançamentos de impostos a recolher quando for o caso.
Impostos: Lançamentos referentes aos impostos que serão recolhidos.
Exemplo 2:
Tesouraria: Nas respectivas datas de liquidação, o sistema de Contas a Pagar, envia para Tesouraria, todos os lançamentos que vencem no dia. A Tesouraria recebe as informações e escolhe como vai pagar se por cheque, doc, conta corrente, etc.
Contabilidade: A Conta a Pagar envia diariamente para a Contabilidade, todos os lançamentos referentes às despesas efetivadas da empresa, provisionando os mesmos, em suas respectivas contas.
Sistema de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório (STC e SAE).
STC suprem as necessidades de pessoas que trabalham com conhecimento.
São aplicações de informática pra trabalhadores de dados estes possuem nível educacional menos formal e tendem a processar em vez de criar algum conhecimento geralmente manipulam e gerenciam documentos e ferramentas.
Exemplo: a editoração eletrônica,