Sistemas de Apoio às Operações e Sistemas de Apoio Gerencial
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Sistemas Integrados de Gestão, como parte da avaliação referente ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação.
Sistemas de Apoio às Operações e Sistemas de Apoio Gerencial
Sistemas de Informações Operacionais
Os sistemas de informações de apoio às operações nascem da necessidade de planejamento e controle das diversas áreas operacionais da empresa. Esses sistemas de informações estão ligados ao sistema físico-operacional e surgem da necessidade de desenvolver as operações fundamentais da firma. Podemos dizer até que esses sistemas são criados automaticamente pelas necessidades de administração operacional. Como exemplo, podemos citar os sistemas de informações de controle de estoque, de banco de dados de estrutura de produtos, de processo de produção, de planejamento e controle da produção, de compras, de controle patrimonial, de controle de recursos humanos, de carteira de pedidos, de planejamento das vendas, de acompanhamento de negócios etc.
Os sistemas de apoio às operações têm como objetivo auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estocagem, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento e controle de produção etc.).
Existem três tipos principais de sistemas de apoio à decisões:
- Sistema de Processamento de Transações: o objetivo deste tipo de sistema é reduzir custos através de automatização de rotina. Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento. Como estes sistemas tratavam e processavam transações, foram chamados de sistemas de processamento de transações.
-Sistemas de Controle de Processos: monitoram e controlam processos físicos.
-Sistemas Colaborativos: aumentam as comunicações e produtividade das equipes e grupos de trabalho.
Sistemas de Apoio