Sistema operacional
Aluna: Josy dos Santos Martins – RA: B077816
Curso: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
BIBLIOGRAFIA
O´BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. Tradução Célio Knipel Moreira e Cid Knipel Moreira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação – o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva,2004
Sistema
Sistema pode ser definido simplesmente como um grupo de elementos interelacionados ou em interação que um formam um todo unificado. Muitos exemplos de sistemas podem ser encontrados nas ciências físicas e biológicas, na tecnologia moderna e na sociedade humana.
Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo orgânico de transformação. Um sistema dessa ordem (as vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes ou funções básicas em uma interação.
Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressa no sistema para serem processados. Por exemplo, matéria-prima, energia, dados e esforços humanos devem ser organizados para processamento.
Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto.
Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.
[pic]
Figura 1 - Sistema
Feedback e Controle
O conceito de sistema torna-se ainda mais útil pela inclusão de dois componentes adicionais, feedback e controle. Um sistema dotado desses componentes é conhecido, às vezes como um sistema cibernético, ou seja, um sistema auto monitorado, auto-regulado.
Feedback: são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre desempenho de vendas, por exemplo são feedbacks para um gerente