Sistemas Arquivos
FIFO – first in, first out.
As estruturas de dados FIFO e LIFO são duas das mais comumente utilizadas na computação devido à funcionalidade que implementam. A compreensão desses modelos torna-se bastante simples quando são feitas alusões a situações reais do cotidiano.
A estrutura FIFO tem como base criar um meio que todo produto que entrar é também o primeiro a sair, fazendo com que, no caso de uma empresa o produto continue valorado ao preço mais recente.
A estrutura LIFO parte da utilização do lote mais recente para a definição do valor do custo de saída das existências. Assim, enquanto as saídas são valoradas aos preços mais recentes, as existências em stock ficam valoradas aos preços mais antigos.
LFU ( LEAST-FREQUENTLY-USED )
O algoritmo LFU seleciona a página menos referenciada, ou seja, é mantido um contador com numero de referencias para cada pagina na memória principal, e assim a página que possuir o contador com menor numero de referencias será escolha, este algoritmo evita selecionar paginas que são bastante utilizadas.
Este de algoritmo é raramente implementado, servindo apenas de base para outros algoritmos de substituição, isso porque as paginas que estão há pouco tempo na memória principal podem ser as selecionadas pelo algoritmo, pois seus contadores estão com o menor numero de referencias, outro problema é uma página muito utilizada no passado não seja mais referenciado no futuro, mas seu contador possui um numero elevado de referencias, esta pagina não será selecionada para substituição.
LRU ( Least-Recently-Used )
Este é um algoritmo de substituição de página que apresenta um bom desempenho substituindo a página menos recentemente usada. Esta política foi definida baseada na seguinte observação: se a página está sendo intensamente referenciada pelas instruções é muito provável que ela seja novamente referenciada pelas instruções seguintes e, de modo oposto, aquelas que não foram acessadas nas