Química Organica
Quanto maior for o Ka, mais deslocado para a direita estará esse em equilíbrio, ou seja, maior será a tendência de o acido sofrer ionização, liberando H+.
Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são ácidos fracos. Esses compostos sofrem ionização quando em solução aquosa. Cada grupo carboxila pode ionizar e liberar um cátion H+.
Fig. 2 – Ionização de um ácido carboxílico
A ionização ocorre na ligação O-H da hidroxila, levando à formação também de um ânion carboxilato. Apesar de ácidos fracos, os ácidos carboxílicos são muito mais fortes que os álcoois, que também apresentam ligação O-H de hidroxila. Dois efeitos eletrônicos justificam o caráter ácido mais acentuado dos ácidos carboxílicos em relação aos álcoois. Os efeitos eletrônicos provocam uma distribuição desigual de elétrons no interior da molécula, gerando regiões de maiores e menores densidades eletrônicas (δ). Os dois principais efeitos são: efeito de ressonância e efeito indutivo. Ácidos carboxílicos podem ser neutralizados por bases fortes, moderadas, fracas e sais de caráter básico como o NaHCO3.
Os dados a seguir dizem que além dos ácidos carboxílicos, os fenóis e os álcoois são exemplos de compostos que também podem liberar H+. Podem comparar as tendências para essas ionizações acontecerem usando valores mostrados de Ka, do acido acético, do fenol e do etanol.